sexta-feira, 24 de março de 2023

Tirando o pó do Museu!


Uma amiga teatreira do passado, como eu, me pediu um texto de uma importante peça que encenamos aqui em Novo Hamburgo, em duas montagens. Tive que abrir as portas do "Museu" (minhas malas onde guardo uma saudosa e importante fase do Movimento Cultural de Novo Hamburgo). Até já me disseram que "quem vive do passado é Museu." Eu tenho o maior orgulho de ser Museu. Não vivo dele, mas tenho o maior orgulho de ter participado desta história inesquecível.

E procurando o tal texto achei mais fotos e resolvi publicar algumas, aos poucos, aqui no Face. E hoje publico cenas da primeira peça do novo movimento, o dos Festivais de Teatro, pois lá atrás já tinha acontecido um ensaio cultural na Sociedade Esportiva Esperança, depois com o ator Ary Georg e o Teatro Experimental Aliança, liderado pelo nosso ícone do Teatro hamburguense, o querido Lourival Pereira. Ao começarmos o Movimento dos Festivais procuramos Lourival e ele, prontamente se engajou ao projeto e até hoje segue segurando o nosso teatro.
A peça que marcou o primeiro Festival, ilustrada nestas fotos, era "O Viaduto", do dramaturgo portoalegrense, Enio Stabel, encenada no FETAM - Festival de Teatro Amador, promovido pelo Grêmio Estudantil Ruy Barbosa, do Colégio Pio XII, por mim presidido. Tem mais detalhes a contar, mas O Viaduto deu início ao Movimento dos Festivais que, mesmo beirando os 70 sonho em trazer de volta à cena Cultural de Novo Hamburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário